futebol é religião

Ronaldinho o bezerro de ouro da nova religião brasileira

Política , futebol e religião na se discute , será? Por que não devemos discutir essas três grandes paixões humanas?  Alguém poderá dizer, não por que é questão de gosto e gosto não se discute cada um tem o seu, Falso não há nada mais falso do que essa  afirmação , infelizmente vivemos em um tempo em que está declarada a morte da  razão da lógica , do pensamento  correto , do juízo de valores de tudo que historicamente foi o alicerce do pensamento . Hoje se exalta a intuição aquela famosa frase, o que der na cabeça vai e faz o que importa é ser feliz. Portanto neste pequeno comentário gostaria de descrever  como  a política e o  futebol   são formas de ver o mundo e assumem um papel predominantemente religioso na vida de milhares de brasileiros.

Para o inicio de conversa gostaria de mostrar que a natureza religiosa do futebol está definitivamente documentada, e para tanto devo iniciar com algumas perguntas e deixar a resposta com você leitor ; _ Já se deu mais do que dizimo aos ídolos do futebol ?Já se matou em nome do futebol? Já se rezou em nome do futebol? Já se pagou promessa em nome do futebol? O futebol promove emoções e louvores que só deveriam ser canalizados a Deus?Já se sacrificou tudo em nome do futebol?  O futebol promove  algum tipo de fé nos         torcedores ? O futebol alimenta algum tipo       de esperança nos torcedores? Os jogadores são chamados de ídolos da torcida? O futebol tem alguma promessa de galardão final ( troféu ) ? O futebol tem julgamento (juiz)? Os torcedores já se tornaram adoradores do time de futebol? Alguma manifestação de fé Por outra  forma de religião dentro de campo pelos  jogadores já foram condenados pela FIFA ou pela cbf ?( somente manifestações de adoração a própria FIFA são permitido) ? Será que as declarações dos torcedores não demonstram um fanatismo religioso do tipo  talibã? Será que o futebol também não tem uma trindade santa (  diretoria do clube , CBF, FIFA ) os jogadores são o panteão de ídolos e santos  e a torcida uma legião cega de adoradores e seguidores ?” É o time do meu coração” você já ouviu uma declaração mais religiosa do que essa?   Será que o futebol também  não tem seus profetas e pregadores (comentaristas e jornalistas esportivos)? Se você ainda tem alguma duvida do fenômeno religioso radical  que é o  futebol , passo a mostrar  algumas declarações de seus seguidores :

“Avaí  eu te amo , amor inexplicável por ti eu morro “

“Avaí minha paixão, eu clamo pelo teu nome Hó leão”

“Avaí é minha religião”

Será o que Deus pensa desses devotos?

Eu poderia multiplicar os testemunhos por mil e ainda não seria suficiente para demonstrar tal fanatismo religioso do futebol. portanto fica mais do que provado que futebol tem seus dogmas , ritos , credos , templos ,liturgias , seguidores e até hinos especiais de cada time em veneraçao a sua história e idolos  mortos.

Peço desculpas eu ia falar da natureza religiosa da política mais acho que não é nem necessário por que   confesso que já estou até aborrecido de digitar esse tão triste cenário, que se soma a luxuria  que todos nós presenciamos  com a apresentação do bezerro de ouro chamado Ronaldinho , claro o cara joga realmente um  lindo futebol, porém não é isso que estou me referindo como mau , mais ao sistema  religioso que ele representa ,perverso , capitalista e alienador , tem gente que segue essa religião e nem sabe para onde ela esta o levando.milhares de pessoas arrancando portões (fazendo coisa que sansão fez em gaza arrancar um portão para vencer os filisteus ) se aglutinando na expectativa de ver seu ídolo ( o que Deus pensa disso ?), declarando o Ronaldinho um verdadeiro super –herói , um deus com letra minúscula , eu lamento mais todas as expectativas serão frustradas  só durará o tempo que durar o efeito da cervejada e cachaçada e quando senão drogas e pancadarias.

Concluo dizendo que por tudo isso o futebol deve estar entre aquelas verdades que precisam ser questionadas e julgadas, não pode ser blindado, como muitos filósofos do futebol querem blindá-lo, acham que ele é uma religião de gosto pessoal e que portando deve ficar livre de nosso juízo.

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s