MULHERES EM SILENCIO ? COMO ISSO É POSSIVEL?

Uma reflexão sobre o papel dos gêneros na igreja

MULHERES  ESTEJAM CALADAS NA IGREJA

 Será?

Tem se tornado cada vez mais normal a ascensão de mulheres no papel de liderança de grandes empresas e também em importantes cargos políticos, é também notável a mudança de pensamento quanto a posição de inferioridade que as mulheres por muito tempo viveram nas sociedades passadas, muito tem se dito a esse respeito inclusive se dispara contra a bíblia sagrada alegando que a bíblia é responsável por essa cultura machista e patriarcal.

Fica evidente que isso não passa de  preconceito e  pura ignorância bíblica por que os fatos bíblicos contrariam completamente a idéia de que a bíblia desvaloriza o gênero feminino, em primeiro lugar   a obra da criação só ficou completa após a criação da mulher, dando a mulher uma posição de honra.

 Em segundo lugar não passava pela mente de Deus a idéia de inferioridade e superioridade em relação ao relacionamento dos gêneros, mais sim a idéia de ajuda mutua, cooperação, amor e felicidade mutua, portanto fica completamente destruído qualquer argumento de que originalmente Deus estabeleceu essa dicotomia. Entretanto é sabido pelo relato bíblico que a mulher tomou uma iniciativa errônea em desebodecer a Deus e por isso foi lançada sobre ela uma sentença em que ela passaria a ser explorada e dominada pelo desejo masculino… Quem ousa contrariar que é isso que ainda ocorre hoje?

 Entretanto desde o livro de gênesis Deus vem revelando seu plano redentor para humanidade e através dele Deus tem demonstrado seu amor incondicional tanto pelo homem como pela mulher, isso fica demonstrado nos vários registros bíblicos em que as mulheres mesmo vivendo em uma era dominada pelos homens  exerceram papeis de liderança tanto na vida familiar como na vida política e militar, isso falando de antigo testamento,  só para citar alguns exemplos

 Débora a juíza por excelência em Israel

 Uma mulher notável que agradou o coração de Deus, ela quebrou um paradigma de sua época onde a lista de juizes era predominantemente masculina, quando Deus levantou ela como juíza em Israel o relato bíblico nos mostra que os homens estavam acovardados pela ameaça dos inimigos.  

 Miriã irmã de Moises que contrariando as ordens de faraó enfrentou o império na defesa dos interesses de Deus e de sua família. Fica uma interessante pergunta, Onde estava o pai de Moises neste relato bíblico?  Quem aparece tomando todas as providencias para salvar Moises foram  duas mulheres, miriã e sua mãe.Sem contar que Miriam foi reconhecida na historia bíblica como profetisa.

 Jael que vendo Sísera capitão do exercito de Hazor rei dos cananitas se esconder em sua tenda não ezitou em pegar um marte-lo e uma cunha e cravar no seu crânio dando a vitória final na mão do exercito de Débora e Baraque , Mesmo quando seu marido havia traído seu povo e feito aliança com o rei Jobim inimigo de Israel.

 E o que dizer da profetisa Hulda , da prostituta Raabe que acreditava no Deus de isarel e fez declarações profundas sobre os feitos do Senhor e demonstrou um conhecimento maravilhoso sobre a natureza de Deus e por fim foi escolhida como uma das pessoas que pertenceram a genealogia do messias.

 Lamentavelmente quem ganhou com esse tipo de interpretação de que realmente as mulheres não deveriam ensinar a palavra de Deus na igreja foi o diabo, por que quem passava maior tempo com os filhos em casa eram as esposas, e o que ocorria é que quando os filhos chegavam em casa cheio de duvidas fazendo perguntas relevantes para sua mamãe, elas respondiam _ isso é com teu pai ele que é pastor , pregador e professor da bíblia _, daí o pai chegava em casa depois do trabalho, o filho ansioso  perguntava na esperança de obter a resposta e era surpreendido  com  a falta de interesse também do  pai que se justificava para o filho dizendo _ que estava casando e que o filho devia deixar a pergunta para outro dia, então os filhos buscavam respostas em lugares que não deveria e com quem não deveria, o que resultou numa geração de filhos perdidos no mundo sem interesse nenhum pela bíblia sagrada.

 O resultado disso tudo ainda é mais grave hoje, encontrar uma mulher sabia nas escrituras dentro da Assembléia de Deus é quase um milagre o numero de mulheres analfabetas no conhecimento bíblico chega ser assustador é só você percorrer qualquer classe de um cursinho básico de teologia e ver que o numero de mulheres é quase inexistente é claro há algumas exeções principalmente dentro de alguma outra denominação mais históricas mais o ramo pentecostal as mulheres estão muito defasadas no conhecimento bíblico teológico.

 A situação dentro da assembléia de Deus ainda não esta pior por causa da Escola bíblica dominical que mau é valorizada pela liderança pastoral que substituíram essa reunião educacional por cultos com liturgias humanistas,entretanto onde esse departamento ainda  funciona pode ser ver algumas mulheres se destacando no ensino infantil.

 Minha maior preocupação é em saber o que a maioria dessas mulheres hoje tem de cultura bíblica para passar para seus filhos? Que legado elas estão deixando para suas filhas alem de botox, mini saias, vaidades e futilidades. Já podemos ver os frutos desse mal bem diante de nossos olhos.

 Tudo que tenho dito até aqui sem duvida tem uma forte implicação sobre o papel dos gêneros dentro da igreja principalmente o gênero feminino, existe um ou dois textos paulinos que dão certo entendimento de que as mulheres estão proibidas e condenadas ao silencio dentro da comunidade cristã mais isso é só um erro de leitura e interpretação por que na verdade existe uma única reprimenda bíblica em relação às mulheres que tem haver com a ordenação ao presbitério, no restante as mulheres podem sim pregar, ensinar, cantar, servir, dirigir trabalhos com seus dons e talentos no reino de Deus sempre na orientação e supervisão de um presbítero.

 

Levantai-vos mulheres que estais em REPOUSO!!!

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s