O TRIUNFO DO PRE-MILENISMO

TEMPOS FINAIS

 Dentro da visão escatológica do cristianismo existem algumas correntes de interpretação sobre a segunda vinda de Jesus a terra, existem os pós-milenistas os pré milenistas e os amilenistas , todas essas correntes tem seus representantes no Brasil os calvinistas na sua maioria são pós-milenistas os católicos romanos são amilenistas  e os Batistas e Assembleanos são pré-milenistas , neste pequeno artigo vamos  ver resumidamente cada uma delas e defender  a mais lógica de todas, ela é lógica por que seque a lógica tanto dos acontecimentos da história como a lógica das profecias bíblicas concernentes aos tempos finais. A corrente que particularmente defendo  é a corrente pré-milenista e vou me prender um pouco sobre ela.

 A corrente pos-milenista ensina que o evangelho de cristo triunfara sobre todas as nações em nossa era presente, com base em texto como o de Mateus 24 do sermão escatológico onde é dito que o evangelho do reino será pregado em toda terra então ai virá o fim, para os  pós-milenistas a segunda vinda de cristo só ocorrera depois do triunfo do evangelho sobre todas as nações é uma visão otimista sem duvida que serve para o estimulo do evangelismo ,porém de longe representa a visão apocalíptica do fim dos tempos, e não leva em consideração que os eventos de Mateus 24 e 25 a maioria deles está relacionada a Israel e não a igreja, segundo que a visão pos-milenista ensina a teologia da substituição ou seja que a igreja substituiu  Israel e que todas as bênçãos do pacto abraamico repousa agora sobre o Israel espiritual que é a igreja. Portanto isso não resiste ao mínimo exame bíblico por que Israel nunca foi um mistério já a igreja sim foi um mistério revelado a Paulo e Paulo descarta completamente a substituição de Israel pela igreja é só ler romanos 9 e 10, 11.

 A segunda corrente é representada principalmente pela igreja católica romana que ensina que o milênio já começou no século I DC , com  a inauguração da igreja e que agora é levada acabo,  através da igreja romana e o vigário de cristo na terra o PAPA, ou seja cristo está reinando na terra desde a fundação da igreja romana ate a eternidade portanto para os amilenista não há um retorno físico de Jesus a terra mais isso já aconteceu espiritualmente através da santa igreja romana,,é uma visão também triunfalista não do evangelho mais da instituição romana ou seja a igreja como instituição político/religiosa  governará o mundo outra vez e por toda eternidade.

 Bom como já vimos até aqui resumidamente, (é claro não tem como se diferente por causa do espaço) que as duas visões comentadas de longe representa a visão bíblica dos fins dos tempos , resta uma única a visão pré-milenista amplamente sustentada pelas escrituras como veremos .Em primeiro lugar a visão pré-milenista ensina que a segunda vinda visível de cristo ocorrerá antes de iniciar a era milenar isso significa dizer que os pré-milenista vêem com desconfiança a idéia de que já estamos no milênio e com razão por que as profecias chamam nossa era de  fins dos tempos, últimos dias e nós sabemos muito bem que esse período profético seria marcado com vários acontecimentos que sinalizariam a segunda vinda de cristo para o estabelecimento de seu reino eterno, contrariando completamente essa visão triunfalista de regeneração universal e  vitoria total do evangelho de cristo na presente era.

 Vamos ver algumas passagens bíblicas que formam a base do que disse até aqui sobre a visão pré-milenista;

 2ª Timóteo 3;1ª5 ,gostaria que você desse uma lida com atenção antes de continuar , pois bem nesse texto Paulo fala de que chegaria uma era profética conhecida como últimos dias  ou também chamada de últimos tempos, esse período profético  conforme hebreus 1;1, 1º Pedro 1;20, atos  2;17 e Ezequiel 38;8 foi inaugurado com o nascimento.morte e ressurreição de Jesus com a descida do Espírito Santo em atos 2 e com o retorno dos judeus a sua terra em 1948.

 Em segundo lugar esse período profético chamado de últimos tempos e últimos dias seria marcados pelo surgimento de uma geração apostata e abominável 2ª Timóteo 3;1ª5, 1º  Timóteo 4;1ª2 2º Pedro 3;3, o contrario do que ensinam as outras duas correntes de que haverá um triunfalismo do evangelho em âmbito universal, na verdade a lógica dos acontecimentos atuais vão reforçando cada vez mais a visão pré-milenista  bem como a lógica das profecias até aqui analisadas.não há duvida de que o surgimento de ultima geração apostata e abominável que falam as profecias, iniciaram sua formação depois da segunda guerra mundial , e que hoje estamos vendo o clímax dessa geração, que foi comparada por Jesus com as gerações que viveram nos dias de Noé e ló (lucas17;26 e lucas17 ;28) . O espaço não permite fazer um profundo exame mais creio já servir de apoio ao fundamento bíblico/teológico do pré-milenismo..

 Caso vc tenha mais duvidas ou queira que eu escreva mais sobre esse assunto  deixe seu recado.

 Maranata!!!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a O TRIUNFO DO PRE-MILENISMO

  1. Bruno, sobre esta questão convido vc para conhecer a relatividade do tempo bíblico que explico em https://temposdejulgamento.wordpress.com/2011/11/21/os-dois-segredos-de-deus/ .

    Conhecendo este princípio e também o outro a que se refere o artigo, vc poderá “realinhar” sua visão sobre os acontecimentos reservados por Deus para os últimos tempos.

    Fraterno abraço!
    Efésios 6:24!
    Daniel

  2. Rafael Nogaroto diz:

    Então, vou reclamar….
    começou o assunto, tava ficando bom e de repente bum acaba….
    vou ler o link.
    em relação a profecia. uma opinião particular:
    Tenho visto que a profecia, tem por natureza se firmar sempre após de cumprida, diferenciando-se de previsões. tudo que nós fazemos é um esforço intelectual para alinhar nossa compreensão a nossa percepção. criando a partir dai uma realidade, e dentro dessa realidade criada aplicamos o cumprimento das profecias. ledo engano, pessoas como João Baptista, que foram profetizadas (como Elias) nem sequer sabiam quem eram, Ciro que teve o nome citado em uma profecia, era pagão, (destruição babilonia) a história se molda e creio piamente que nenhum “til” deixara de se cumprir. mas eis a questão. Deus não fala o que vai acontecer, acontece porque ele falou!.
    essa é a diferença, ao meu ver. nisso se difere e confunde nossa percepção. nos retratamos a realidade como podemos, por mais sinceros que sejamos. mas a realidade molda-se e pari a situação a qual Deus pronunciou. parece bobo mas é uma diferença brutal. resta a nós conferirmos o produto, mas a matéria prima vem de Deus. será que fui claro….
    Profecia não é previsão, A profecia tem em sí poder pleno para se cumprir, mesmo que a situação não coopere, ela invade o cenário e bum, aconteceu! porque pela palavra de Deus “céus e terras foram criados!” é claro que existem os sinais, é claro que estamos ansiosos para isso, maranata, maranata. mas não há situação, força, vontade, realidade, tempo ou seja lá o que for, que force o Eterno a agir. Essa é minha fé, ainda que eu não compreenda tudo, ainda que meu tempo passe. que toda situação aponte. em Cristo eu me firmei. e ele vem, seja na minha vida ou depois dela. porque quem está nele já passou da morte para vida. e espero sim “depois de cumpridas” afirmar a soberania da palavra de Deus, como fato. acima de qualquer previsão humana. isso não é um balde de água fria na ansiedade de ninguém. (risos)
    e reforço, é minha postura pessoal quanto ao assunto.
    um abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s